domingo, 13 de fevereiro de 2011

Mapas conceptuais – Mind Maps do Mindomo

Os mapas de conceitos, tiveram uma origem consentânea com o movimento da teoria construtivista da aprendizagem e foram usados pela primeira vez por Joseph Novak em 1960, funcionando, enquanto ferramenta educacional, como um recurso de auto-aprendizagem para os alunos, como método para encontrar e explicitar significado para os materiais de estudo e, ainda, como uma estratégia que auxilia a organização dos materiais de estudo.
Estes mapas têm por objectivo ser um recurso de representação esquemática de relações significativas entre os conceitos na forma de proposições. Podem utilizar-se para sintetizar informação, para consolidar informação a partir de distintas fontes de pesquisa ou para “simplificar” a abordagem de problemas mais complexa.
Por se assemelharem a um fluxograma podem, igualmente, ser utilizados como revisão/sistematização de conteúdos e, ainda ser uma forma de representação ou organização do conhecimento.
Quando finalizado, um mapa de conceitos traduz-se numa representação visual gráfica, da forma como o seu autor pensa acerca de qualquer assunto, conteúdo ou tópico. Ou seja, caracteriza de forma bidimensional determinada estrutura cognitiva, exibindo hierarquias e conexões entre os conceitos envolvidos.
Dado o cariz da sua natureza, estes mapas de conceitos, contemplando princípios pedagógicos construtivistas, constituem uma via para a aprendizagem significativa.

Bibliografia
Novak, J.D., & Gowin, D.B. (1984). Learning how to learn. New York, N.Y.: Cambridge University Press. (traduzido em Português pela Plátano,1999)
Mason, C. (1992). Concept mapping: a tool to develop reflective science instruction. Science Education, 76 (1), 51-63.

Para a consecução do trabalho de grupo para a UC de Educação a Distância e e-learning, recorremos à elaboração de um mapa conceptual sobre “Suportes Tecnológicos de Distribuição de Conteúdos nas Diferentes Grações de EaD”, através do Mindomo: programa que permite a criação de mapas mentais, através de uma interface onde se pode trabalhar, colocando no “papel” ideias de forma ordenada, organizada, eficiente e prática.

Link para visualização do trabalho de grupo:

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