domingo, 13 de fevereiro de 2011

REFLECTINDO:

Porque não o fiz no início deste Blog, por assumida inexperiência nestas andanças da autoria de um e-Portefólio, cabe-me de facto admitir e sublinhar que este conceito de Portefólio Digital tem vindo a ganhar extrema importância  na educação. Traduz-se como uma apresentação multimédia arquitectada neste caso, pelo aluno, com materiais por si seleccionados, demonstrativos de uma visão enriquecida e estruturada do processo de desenvolvimento e aprendizagem deste, contudo orientado pelas linhas traçadas pelo(a) professor(a) (neste caso da UC de Educação a Distância e e-learning da UM, do Mestrado de Tecnologia Educativa).
Contempla “documentos” contextualizados e personalizados do percurso de aprendizagem, constituindo-se como um processo de reflexão que permite a construção de sentido, tornando o processo de aprendizagem cristalino e a aprendizagem em si evidente. Elenca aspectos de organização específica de conteúdos, temas, assuntos, pesquisas, etc., com o propósito claro de demonstrar conhecimentos, capacidades, aptidões, disposições e desempenhos particulares alcançados durante um determinado espaço de tempo.
Este e qualquer portfolio electrónico oferece um agregado de apresentações electrónicas (ficheiros em Word e PDF, links, imagens, multimédia, etc.), permitindo-nos, enquanto utilizadores, demonstrar capacidades, expressar opiniões e questões pessoais, incluir reflexões acerca do conteúdo anunciado e respectivo processo de aprendizagem e, ainda, estabelecer ligações entre os diversos componentes.
Um Portefólio Digital poderá ser entendido como uma ferramenta de apoio à mudança. No momento actual é, sem dúvida,  um instrumento  facilitador da mobilidade, transparência e  reconhecimento das aprendizagens formais e informais realizadas ao longo do plano de estudos.
De facto, todas as disposições supra-elencadas se traduziram, para mim enquanto responsável pela construção e actualização deste Portefólio Digital, como claramente gratificantes durante todo este processo que se traduziu como um conjunto de actos contrutivo-reflexivos. 


Sem comentários:

Enviar um comentário